quinta-feira, 19 de junho de 2008

Até quando o nosso planeta vai agüentar?



O consumismo é compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como "a sociedade de consumo". Mas esse rótulo não é nada bom para o nosso planeta.

Fazer supermercado e pagar com cartão é uma coisa. Fazer Verdemar e pagar com Visa é outra, completamente diferente.



Os meios de comunicação também são usados para divulgar os cartões de crédito. Como as propagandas de roupas, as de cartões têm a mesma função: convencer o consumidor a utilizá-lo de qualquer maneira. E a criatividade presente nessas propagandas é o mais surpreendente.

As conseqüências do consumismo no meio ambiente.



Além de conseqüências ruins ao consumista que são processos de alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro que é mais comum nas mulheres, tomando uma proporção de quatro por um), o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.

A desigualdade social.



A desigualdade social está presente em todos os continentes da Terra. Infelizmente não há como modificar essa situação. Enquanto uns possuem mansões luxuosas, outros são obrigados a dormir nas ruas. Pessoas de baixa renda também compram compulsivamente, porém, acabam ficando com o nome sujo por não conseguirem pagar. Essas pessoas ficam revoltadas por não poderem comprar o que querem, e acabam fazendo dívidas e mais dívidas.

"Marca", como o próprio nome já diz, é uma imagem "impressa".



Por que as pessoas optam pelas marcas mais famosas? Isso se deve a propaganda. Quanto mais um produto é exposto nos meios de comunicação, de uma forma que chame a atenção dos consumidores, mais ele é vendido. A intenção das divulgações é essa: levar as pessoas a consumir um produto a todo custo.